Você nunca vai conseguir administrar o tempo

Administração do Tempo

Consulte no Google “Administração do tempo” e verá dezenas de links com cursos e metodologias para administrar o tempo. O fato é que o conteúdo de nenhum deles poderá lhe ajudar com essa gestão.

O tempo é o recurso mais democrático de todos. Não importa se você é magra, gorda, pobre, rica, famosa, empresária, jovem ou velha, todas nós recebemos igualmente um dia composto de 24 horas. Independentemente do que façamos, essas horas sempre passarão. Não há meios de estocá-las e nem com quem negociar para ter mais ou menos tempo no dia. Por isso que não administramos o tempo, mas sim as atividades que nos propomos a fazer nele.

A ideia então é organizar essas tarefas de maneira maximizar o aproveitamento do tempo e produzir mais. Para isso, compartilho com você 3 dicas que podem melhorar sua produtividade:

Planejamento

Planejar a rotina não quer dizer ficar bitolado em agendas, listas de tarefas e planilhas, mas sim ter um norte do que é importante ser alcançado no período em planejamento. Quando não damos a devida atenção a algo que era importante, em pouco tempo ele se torna urgente e, quando essas tarefas urgentes começam a se acumular, vem o desequilíbrio, a perda de qualidade de vida.

Isso acontece porque parte das suas 24 horas passam a ser destinadas às tarefas urgentes, sobrando menos tempo para as importantes e, consequentemente, para fazer o que gosta, cuidar da saúde, da vida social. Não sei você, mas quando eu cheguei nesse ponto tive a nítida sensação de que vivia para apagar incêndios!

Foco

Se tem uma coisa que os aplicativos de mensagem instantânea e redes sociais sabem fazer é tirar o nosso foco. Você está lá com foco total na sua tarefa quando, de repente, o celular vibra do seu lado. Nesse momento, mesmo que você resolva não olhar, seu fluxo de raciocínio é interrompido, o que exige mais energia e tempo para retomar do ponto onde parou. A dica aqui é: evite ser interrompido! Deixe o celular longe ou no modo silencioso e, se a sua atividade for no computador, evite abrir sites que lhe chamem atenção.

Sério, aconteceu comigo, uma vez eu estava escrevendo um e-mail e, na aba ao lado do navegador, apareceu uma notificação do Facebook. Eu me permiti navegar um pouquinho e, quando me dei conta, já havia se passado 30 minutos!

Auto percepção

Você, melhor do que ninguém, conhece os períodos do dia e as circunstâncias nas quais produz melhor. Eu, por exemplo, tenho melhores resultados em tarefas que exigem concentração quando as faço de manhã em um ambiente silencioso.

Conhecer-se bem para ajustar a agenda é fundamental para uma rotina mais produtiva.

E você, o que faz para aproveitar melhor o seu tempo?


Share this Post