Você está preparada para largar tudo para empreender?

despertandoborboletas preparada para largar tudo_h

É comum vermos histórias de empreendedores que LARGARAM TUDO PARA EMPREENDER.

Essa frase pode soar como algo libertador, ainda mais se você está descontente com sua situação profissional atual.

Mas também pode despertar dúvidas, principalmente se você é dedicada, esforçada e que tem como filosofia de vida a frase: Se é pra fazer, vou fazer bem feito!

Adivinha como que eu sei disso?

Pois é, eu segui o roteiro completo: 

✅ Escola; 
✅ Vestibular; 
✅ Faculdade; 
✅ Mercado de trabalho; 
✅ Pós-graduação; 
✅ Ascensão na carreira...


Quando eu me vi diante da possibilidade de começar a empreender, por mais que a experiência nesse novo mundo pudesse me prover coisas incríveis, doía ver esse checklist preenchido com tanto louvor e dizer:

Vou largar tudo para empreender! 

 

Era como se anos e anos de dedicação e esforço não só meus, mas também dos meus pais, tivessem sido em vão. A princípio, eu não cheguei a racionalizar ou verbalizar isso, mas esse era o sentimento que eu tinha, de que eu estaria abandonando todo o trabalho feito até aquele momento. 

Eu não sei se você sabe, mas uma das coisas que mais me ajudaram nessa transição foi ter contado com a ajuda de uma coach. Durante o processo, ela me ajudou a olhar para diversas crenças que estavam me limitando, inclusive essa. Foi então que eu pude ter clareza do que é que estava me impedindo de seguir em frente! A partir do momento em que eu coloquei luz sobre ela, eu pude entender que ela não fazia sentido algum e, se durante a leitura desse texto você percebeu que também tem essa crença, você vai entender o motivo! 

Se existe algo que ninguém consegue tirar de nós são as nossas vivências e aprendizados! A cada nova experiência, você tem a oportunidade de tirar algo dali e guardar na sua mochilinha, na bagagem que você carrega por toda essa jornada a qual chamamos de vida! 

Fazer a transição para o empreendedorismo, ou LARGAR TUDO PARA EMPREENDER, não significa que vamos chegar num determinado ponto da estrada, esvaziar ali nossa mochila e seguir em frente com ela vazia. Significa apenas que vamos tomar um novo rumo, o qual nos permitirá sim usar muito do que carregamos em nossa bagagem e também nos dará a oportunidade de preenchê-la ainda mais com novas ferramentas e aprendizados. 

Além disso, é nessa mochila que está guardado o seu diferencial como empreendedora, então, se você me permite dar uma sugestão, não largue exatamente tudo para empreender