Vida de Empreendedora: Lidando com as Tarefas Domésticas

despertandoborboletasloucasuja

Como são divididas as tarefas domésticas no seu lar?

Uma das maiores dificuldades da empreendedora que trabalha em casa é dividir o tempo entre as atividades do negócio e da casa.

Eu até já gravei um vídeo com umas diquinhas práticas para ajudar no dia a dia, mas o fato é que é necessário um ajuste de mindset para a coisa rolar de maneira mais tranquila e a empreendedora não ficar sobrecarregada.

Em um dos Cafés com Empreendedoras que participei, a Ana Fontes perguntou: quem aqui tem um marido que te ajuda em casa?

Uns 30% das mulheres presentes levantou a mão com aquela carinha de orgulho!

Logo em seguida, veio o tapa na cara: Quando você diz que seu marido te ajuda em casa, você já assume total responsabilidade por ter que cuidar do lar. Essa responsabilidade não é 100% sua, é da família!

Parece besteira, mas uma palavrinha pode mudar totalmente o sentido da coisa!

Ao assumir 100% da responsabilidade, a tendência de centralizar todos os deveres em si mesma aumenta. Com isso, a empreendedora fica cada vez mais sobrecarregada!

E todas nós sabemos as consequências disso, não é mesmo? (Estresse, menos qualidade no tempo com a família, menos concentração no que é mais importante, menos foco no negócio e por aí vai…)

O fato é que pode não ser tão simples assim: apenas mudar uma palavrinha. Além de entender e explicar a diferença entre ajudar e dividir as tarefas, é necessário estar preparada para outros aspectos, como:

  • O resultado não ser exatamente como se fosse feito por você
  • As tarefas serem executadas em horários diferentes do que você gostaria

Pode ser que doa um pouquinho (para mim dói às vezes, eu sei como é), mas se você pensar que terá menos estresse, menos autocobrança com relação à arrumação da casa, mais tempo para focar no seu negócio e mais qualidade no tempo que passa com a família, vale a pena, não vale?


Share this Post