Será que escolher a roupa na noite anterior é bom?

despertandoborboletas_roupa

Diz uma coisa: você ou alguém da sua casa tem o hábito de preparar as coisas para o dia seguinte na noite anterior?

Tipo, já separa a roupa que vai usar, deixa no esquema os pertences que leva quando sai de casa ou, se é da turma da marmita, já deixa tudo pronto nos respectivos potinhos.

Desde que eu me conheço por gente, minha mãe faz esse tipo de coisa!

Eu confesso que achava isso uma bobagem! Para mim, era estar sempre vivendo o amanhã, pois, o mesmo tempo que você leva para fazer isso a noite, você leva para fazer de manhã. Logo, o mesmo tempo a mais que você descansa de manhã, você poderia descansar a noite.

Na minha cabeça era só uma inversão na ordem que você faz as coisas, com a desvantagem de você estar sempre vivendo o amanhã e nunca aproveitando o momento presente.

Só que não se trata só de tempo, mas sim de energia produtiva!

Imagine a energia produtiva como sendo uma bateria e que todas as manhãs acordamos com ela cheia (claro, isso se você procura ter boas noites de sono, cuida da alimentação, da saúde, etc)

Essas decisões rotineiras, como qual roupa usar ou o que levar para comer, embora pequenas, elas consomem nossa energia produtiva.

Quando optamos por tomar essas decisões pela manhã, já consumimos uma parte da nossa bateria com essas coisas, digamos, menos importantes.

Com isso, ao nos depararmos com os desafios maiores e mais complexos, já não estamos mais em nosso auge de energia produtiva.

No período da noite, mesmo que o cansaço já tenha batido, ainda temos energia o suficiente para tomar essas decisões. Dessa forma, iniciamos o dia com a oportunidade de focar e performar melhor naquilo que de fato é mais importante.

Para você ter uma ideia, pessoas importantes não tomam essas decisões rotineiras.

Durante um mini-curso de produtividade, descobri que o presidente Obama tem pessoas exclusivas para decidir suas roupas e sua alimentação.

Tudo isso para que ele não precise se preocupar com isso e possa focar 100% no que é mais importante, no caso dele as decisões de um presidente dos Estados Unidos.

Bom, não sei você, mas eu ainda não tenho condições para investir em pessoas que me ajudem com essas decisões… Então, pelo menos por aqui, continuarei com a estratégia de adiantar as coisas na noite anterior para otimizar o uso da minha energia produtiva!

E você? Qual estratégia vai usar por aí?


Share this Post