Ansiedade – Como lidar com ela?

Ansiedade

Quem nunca sentiu ansiedade? Por mais zen que uma pessoa possa ser, eu acredito que, pelo menos uma vez na vida, ela deve ter experimentado esse sentimento. A ansiedade consiste em uma inquietude a respeito de algo que está no futuro.

Dependendo da intensidade, ela pode ser vista como algo positivo, algo que mantém uma chama acesa dentro de você e que o impulsiona para que você dê o seu melhor. O problema é que o medo e a incerteza quase sempre fazem com que essa ansiedade se transforme em uma preocupação exagerada a ponto de paralisar o indivíduo ao invés de colocá-lo em movimento. Como se não bastasse, nesse estágio os níveis de tensão aumentam, o funcionamento de seu organismo é impactado, interferindo negativamente em tudo o que você produz no seu dia a dia.

Quem é ansioso geralmente está mais preocupado com algo que pode nem acontecer, ao invés de estar ocupado semeando o fruto que pretende colher lá na frente e, se você não planta, você não colhe, não é verdade?

Só existe um momento no qual você pode fazer alguma coisa para evitar algo indesejado lá na frente e esse momento se chama AGORA!

Viver o momento presente reduz a ansiedade, pois tira o foco do medo e das incertezas. Além disso, permite a você realizar o futuro que deseja, já que ele somente será construído se você decidir agora assentar mais um tijolinho ao invés de navegar no oceano sem fim das preocupações.

O que fazer então para se concentrar mais no momento presente?

Tecnologia só se for a seu favor

A tecnologia não para de avançar e, cada vez mais, temos meios que nos avisam: o que precisa ser feito, o que está por vir, o que pessoas estão fazendo em um lugar do mundo que não é o que você está, enfim, se não tomarmos cuidado, aos poucos vamos sendo teletransportados para um lugar que não é aqui e para um tempo que não é o agora.

É preciso determinar qual a finalidade da tecnologia para você e, a partir disso, saber claramente quais recursos e períodos de uso serão mais saudáveis.

Meditação

A meditação é um excelente recurso para quem procura silenciar o turbilhão de pensamentos que tomam conta da mente. Essa prática tem o objetivo de focar no momento presente, seja através respiração, sensações nas partes do corpo, etc.

Aqui encontramos uma maneira de usar a tecnologia a nosso favor! Na internet existem vários textos e vídeos que ensinam os primeiros passos para a meditação.

Como se fosse a primeira vez

Aproveite o dia como se fosse o último e experimente cada coisa como se fosse a primeira vez! Não sei se você teve a oportunidade, mas talvez você tenha presenciado o momento em que uma criança experimenta um alimento pela primeira vez. Pelo rostinho dela dá para perceber que ela está prestando atenção em tudo: sabor, temperatura, textura.

Com o passar dos anos, algumas pessoas não apreciam mais a arte de comer, elas simplesmente se alimentam e pronto! Isso tende a se repetir para as outras ações que também entraram no automático, ou seja, enquanto elas estão executando essas ações o pensamento está lá longe, provavelmente se encarregando de gerar mais uma onda de ansiedade.

Permita-se experimentar o mundo como uma criança! Sabe o que é mais mágico? Além de focar no momento presente, as coisas simples do dia a dia passam a ter ainda mais valor e tem como não se sentir pleno quando você está rodeado de preciosidades?


Share this Post